Olá pessoal,
Sei que vai um pouco tarde mas, não podia deixar de agradecer a forma como fomos recebidos em Castanheira de Pêra e em especial ao Sr. Paulo Pereira sempre preocupado com o nosso bem-estar.
É verdade ainda há terras e gentes que dão valor à Selecção Nacional de Pesca à Pluma, e Castanheira de Pêra e seus habitantes estão no topo. Basta ler as notícias do seu jornal e cartazes de eventos.
Pois também é com estas iniciativas que despertam a curiosidade dos mais novos para a pesca à pluma fazendo-os sonhar que um dia se se aplicarem afincadamente na prática desta competição, também lá chegarão.
E com estes objectivos atingidos, seguramente que o principal também estará salvaguardado, que é:
- protecção dos rios e a sua fauna e flora e todo o meio envolvente (paisagens, moinhos, esculturas, etc...). Não haverá este tipo de pesca aos salmonídeos se não houver esta preservação.
O meu agradecimento especial à direcção do Clube de Pesca de Castanheira de Pêra.
E seguramente até a um regresso.
Cumprimentos,
Manuel Pedroso
Ter Mai 15, 2007 11:52 am
https://www.appp.pt/forum/viewtopic.php?t=73&sid=581147368758a9b26a4775ddd1215329
Olá Amigos,
Fui convidado , no fim de semana passado , pelo Clube de Pescadores de Ribeira de Pêra, a participar num encontro de pesca na Ribeira de Pêra.
Como sabem é uma ribeira ,alvo de concessão de pesca desportiva, que tem excelentes características para a prática da modalidade.
O Clube, e bem , proibe a pesca com iscos naturais em toda a zona da concessão, existindo, inclusivamente, lotes destinados apenas à pesca à pluma sem morte .
O encontro foi muito bem organizado pelo Clube e pelo seu Presidente, Sr. Paulo Pereira, pessoa incansável e atento à forma como deve ser praticada a moderna pesca desportiva : com respeito pelo rio e pelo meio ambiente.
A quantidade de trutas não foi muito elevada ( mais por " culpa" dos pescadores do que das trutas) mas afigura-se um local excelente para a pesca à pluma.
A entidade concessionária tem evitado a todo o custo efectuar repovoamentos com trutas de " plástico" na zona sem morte, protegendo , assim , a truta autóctone. É , seguramente, um exemplo a seguir por outras entidades concessionárias .
Ao almoço compareceram várias personalidades do mundo da pesca desportiva e o Presidente da Câmara de Castanheira de Pêra. De louvar a sensibilidade mostrada por este autarca pela pesca desportiva aos salmonídeos.
Em breve darei mais notícias sobre este encontro , que será ilustrado com fotos na galeria fotográfica do site da APPP.
Um abraço,
Diamantino
Seg Mar 12, 2007 8:44 pm